Semana deve ser de chuva e frio no Sul do Brasil
- Redação - Em Foco
- 9 de out. de 2022
- 2 min de leitura

A semana começa fria e com possibilidade de geada. O fenômeno pode ser registrado na madrugada e manhã desta segunda-feira, 10 de outubro, nas cidades de Bagé, Santana do Livramento, Rosário do Sul e Dom Pedrito, além de outras áreas mais ao sul e sudoeste do Rio Grande do Sul.
O fenômeno fica restrito a estas regiões, mas o amanhecer vai ser frio em todo o estado gaúcho. Algumas áreas do norte e leste, seguem com muita umidade, chove já desde cedo nas áreas de divisa com Santa Catarina e na capital a chuva vai ganhando força a tarde. Na terça-feira (11), já não há mais ocorrência para geada.
Nas áreas do centro-sul e oeste do Paraná, e em Santa Catarina, a chuva é ainda mais volumosa e vem acompanhada por raios e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h. Nestas regiões há possibilidade de queda de granizo, mesmo de forma mais pontual.
A chuva ganha ainda mais força pelo oeste do Paraná e no estado de Santa Catarina neste início de semana e há risco de temporais, ventania e eventual queda de granizo, principalmente no interior catarinense no decorrer desta segunda-feira (10).
Atenção!
Os maiores volumes de chuva acontecem no sul, oeste e sudoeste do Paraná, entre a região de Guarapuava e no norte e leste de Santa Catarina, incluindo a região do Vale do Itajaí. Os acumulados variam de 70 a 100mm, mas há possibilidade de ultrapassar este valor em algumas regiões, pelo menos até a quarta-feira (12).
O feriado de quarta-feira, 12 de outubro, será marcado por chuva a qualquer momento em grande parte do Paraná e na metade leste de Santa Catarina e nestas regiões, as temperaturas continuam baixas.
Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR

Com a chuva volumosa prevista, não dá para descartar o risco de alagamentos e outros transtornos causados pelo excesso de chuva. Os ventos intensos também podem provocar problemas no decorrer dos próximos dias.
Comentários