Alerta de Granizo no Sul do país nesta terça-feira
- Redação - Em Foco
- 24 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

A presença de um cavado meteorológico somado a uma área de baixa pressão atmosférica intensifica as nuvens carregadas e os temporais no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 25 de Abril.
O alerta é de temporais, com chuva volumosa que devem ser acompanhados de rajadas de vento entre 50 e 70 km/h e há grande potencial para queda de granizo. O risco de granizo é válido para as áreas em destaque, como o oeste, noroeste e centro do Rio Grande do Sul e o meio oeste de Santa Catarina.

Como o granizo se forma?
O granizo é formado dentro das grandes nuvens de tempestade, as Cumulonimbus. Esse tipo de nuvem tem um grande desenvolvimento vertical, atingindo os altos níveis da atmosfera onde as temperaturas são abaixo de 0°C e ainda, no topo, são inferiores a -40°C. Com essa baixa temperatura, as gotículas que formam a nuvem viram pequenas pedras de gelo e acabam ficando mais pesadas e, portanto, começam a cair. No caminho, primeiro, outras gotículas se juntam às pedrinhas e vão congelando junto e depois, da base da nuvem até o chão elas voltam a diminuir de tamanho por conta das altas temperaturas mas próximas da superfície da terra.
Frente fria à vista
Há indicativo de mudanças no tempo já no próximo final de semana, de forma mais significativa sobre parte da Região. Em especial entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido à formação de outra frente fria. Este sistema promete nuvens muito carregadas e temporais mais generalizados nestas áreas. Atenção! O sistema promete mudar o tempo em relação ao aumento do volume de chuva, mas não há indicativo de queda brusca nas temperaturas, como o observado nesta onda de frio do dia 21 de abril de 2023. As temperaturas tendem a ficar mais baixas pela Região, devido ao excesso de nebulosidade e a entrada do ar mais frio, mas sem indicativo de frio intenso.
Comentários