Vacina contra covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade começa a ser aplicada
- Redação - Em Foco
- 16 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde liberou doses apenas para crianças dessa faixa etária com alguma comorbidade. Foram distribuídas 1 milhão de doses para as 27 unidades da federação.
Para poder vacinar as crianças, os pais ou responsáveis devem apresentar comprovantes que atestem a comorbidade dos menores. Entre as comorbidades aceitas estão a síndrome de down, diabetes, pneumonias, hipertensão, doença renal, doenças neurológicas e cardiovasculares, entre outras.
O Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, o Conass, recomenda a vacinação para esse público citando estudo da Fiocruz que mostra que, no final de outubro, esse foi o grupo de maior risco de complicações causadas pela Síndrome Respiratório Aguda Grave, excluindo os maiores de 60 anos. O Conass ainda pede que o Ministério da Saúde amplie a vacinação para as crianças sem comorbidades.
O ministério afirma que a imunização para maiores de seis meses a menores de três anos sem comorbidades precisa ainda ser avaliada pela Conitec, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
Edição: Luiz Cláudio Ferreira
Comentarios