Rubens Oliveira Martins está em Joinville para coreografar a Cia 255, no Kênia
- Redação - Em Foco
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O bailarino, coreógrafo, músico e diretor de dança, Rubens Oliveira Martins, está em Joinville esta semana, de quarta até domingo (25), para coreografar a Cia 255, da Sociedade Kênia Clube. Considerado um dos nomes mais expressivos da dança contemporânea brasileira, ele acumula mais de 20 anos de dedicação ao movimento, e é conhecido por sua habilidade única de transformar a dança em uma experiência profunda e coletiva.
Seu talento foi reconhecido pela crítica: o espetáculo 'Subterrâneo' foi premiado como Melhor Coreografia/Criação pela APCA em 2019, e sua mais recente obra, 'Elevados' (2024), já está indicada como Melhor Espetáculo APCA. De São Paulo à África do Sul, Rubens traz uma bagagem rica e diversificada, refletida em cada movimento e projeto que realiza.
Formado por mestres e mestras, pesquisadores do Movimento, como: Ivaldo Bertazzo, Zuzana Mafra, Irineu Nogueira, Ismael Ivo, Lenna Bahule, Antônio Nóbrega, entre outros, Rubens dedica-se profissionalmente à dança há mais de 20 anos. Atua em
diversas frentes artísticas, e entre os seus projetos realizados está a criação, direção e
coreografia dos grupos: Núcleo de Dança Pélagos, Projeto Chega de Saudades e Grupo Gumboot Dance Brasil.
Além disso, o renomado coreógrafo dirigiu e coreografou 12 edições do projeto Corpo em Risco, montagem de espetáculo de dança com não bailarinos. Também foi convidado pela plataforma Plus Brasil e o Instituto Goethe para participar de uma residência artística em Munique- Alemanha e dançar no espetáculo Kodex-feedback (2017) e participou da formação DanceWeb dentro do Festival Impulstanz em Viena, Áustria (2016).E estes são apenas alguns exemplos de seu vasto currículo, com passagens pelos quatro cantos do mundo.
Durante os próximos dias, esse importante coreógrafo estará trabalhando intensamente com os 15 bailarinos bolsistas que integram a Companhia 255 – Performance e Arte Negra,um projeto da Sociedade Kênia Clube.

Comentarios