Paraná liderou número de geração de empregos para jovens
- Redação - Em Foco
- 20 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

O Paraná manteve a primeira colocação nacional em empregos para jovens via Agências do Trabalhador e postos de atendimento. Em maio, o Estado encaixou 6.479 trabalhadores entre 18 e 29 anos formalmente através da rede Sine estadual. No comparativo com o mesmo período em 2022, quando 5.249 trabalhadores, dentro desta faixa etária, conseguiram emprego formal no Paraná, o crescimento foi de 23%. Os números do mês passado também fizeram com que o Paraná respondesse por 33,85% dos 19.139 jovens empregados nesse sistema.
No ranking geral de colocados, abrangendo todos os grupos de trabalhadores, o Paraná também manteve o primeiro lugar, encerrando maio com 12.431 contratos de trabalho intermediados pelas Agências do Trabalhador. O número representa 30,66% do total de 40.549 vagas formais preenchidas através do sistema no Brasil.
Segundo colocado no ranking de jovens empregados no mês de maio, o estado do Ceará encaixou 2.964 trabalhadores entre 18 e 29 anos em maio. Em terceiro lugar aparece o estado de São Paulo, com 2.172 colocações dentro da mesma faixa etária. Minas Gerais e Rio Grande do Sul aparecem na sequência, com 1.265 e 1.259 jovens contratados via Agências do Trabalhador, respectivamente.
Entre os estados do Sul, o Paraná também manteve liderança folgada, representando 79,27% de todos os jovens colocados no mercado de trabalho via Sine no mês de maio. No mesmo período, o Rio Grande do Sul registrou 1.259 colocações de pessoas entre 18 a 29, enquanto Santa Catarina intermediou 435 contratos de trabalho através das Agências do Trabalhador.
Um exemplo é a iniciativa para melhorar a qualificação profissional no setor de turismo. As secretarias de Estado do Turismo e da Educação, em parceria com a Fecomércio-PR e o Senac-PR, vão ofertar gratuitamente à população 4 mil vagas para cursos profissionalizantes. São 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) no total, com cargas horárias que variam de 15h a 240h, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. As vagas serão distribuídas entre as regionais da Secretaria de Turismo, com o envolvimento dos Núcleos Regionais de Educação, que farão a divulgação entre os estudantes da rede estadual. No caso dos alunos, os cursos servirão como atividade extracurricular em contraturno. O convênio é válido por dois anos, com a oferta de 2 mil vagas por ano.
Outra iniciativa criada neste ano é a Mais Qualificação, que vai abrir 6.742 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional nos setores da indústria, serviços e comércio. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Fecomércio e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Fopeme (Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa). As vagas serão ofertadas ao longo de 2023, com mais de 40 modalidades de cursos realizados pelo Senac, Senai e Sesi, considerando as devidas especializações. O projeto tem como objetivo atender demandas dos setores que mais empregam no Paraná, qualificando mão de obra e, consequentemente, ampliando as oportunidades de emprego e renda em todas as regiões do Estado.
留言