Programa da CrowdStrike travou sistemas e prejudicou diversos serviços em vários países, inclusive o Brasil
A falha cibernética que atinge sistemas e empresas do mundo todo, nesta sexta-feira (19), está deixando bancos brasileiros fora do ar. Bradesco, Banco Pan, Neon e Next passam por instabilidades, aponta o site Downdetector, responsável por acusar problemas em aplicativos e outros canais digitais.
Em nota oficial, o Bradesco afirmou que as "equipes estão atuando para regularização o mais breve possível".
O apagão cibernético nesta sexta-feira (19) fez companhias aéreas cancelarem voos, bancos interromperem seus serviços, emissoras de TV suspenderem sua programação e hospitais adiarem cirurgias em diversos países do mundo. Até o início da manhã, maior parte dos problemas havia sido registrada no Hemisfério Norte, mas interferências já foram sentidas no Brasil.
A causa apontada para a pane é uma atualização do software de segurança Crowdstrike Falcon, que protege o sistema operacional Windows, da Microsoft. Não há indícios de que o motivo tenha sido consequência de um ataque hacker.
O CEO da CrowdStrike fez uma postagem que diz que a empresa atua ativamente junto aos clientes e que o problema afeta apenas os computadores com Windows.
"A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike", diz a publicação do executivo na rede social X (antigo Twitter).
A Microsoft atualizou a situação dos seus serviços na sua conta na rede social X (antigo Twitter) afirmando que os usuários "podem não conseguir acessar a várias aplicações e serviços Microsoft 365".
Além disso, a empresa de tecnologia ressalta que está mobilizada a tratar o assunto "com a mais alta prioridade e urgência ao mesmo tempo que segue analisando o impacto nas outras aplicações do serviço Microsoft 365 que estão em um estado degradado"