top of page

Maternidade Darcy Vargas terá novo Centro de Indução de Parto Normal com foco na humanização do atendimento

  • Foto do escritor: Redação - Em Foco
    Redação - Em Foco
  • 4 de fev.
  • 2 min de leitura

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde, está concluindo a revitalização da sala onde será implantado o novo Centro de Indução de Parto Normal. Localizado próximo à emergência e ao centro obstétrico, o espaço reduzirá deslocamentos das equipes médicas e contará com seis leitos, três a mais que o antigo. Além disso, um jardim interno está sendo especialmente preparado para caminhadas, promoção do bem-estar e evolução do parto.


No novo espaço estão sendo realizadas adequações, como abertura de uma porta, além de pintura das paredes, reformas elétricas e instalação de novo mobiliário. A estrutura será equipada com camas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e contará com assistência 24 horas de enfermeiros e equipe médica especialista em materno-infantil e obstetrícia. O novo setor ocupa uma área que estava desocupada e substituirá o quarto 29, no setor C, atualmente utilizado para essa finalidade.


O Centro de Indução de Parto Normal oferece práticas farmacológicas e não-farmacológicas para auxiliar gestantes no início do trabalho de parto, propocionando maior conforto, privacidade e humanização às gestantes. Os serviços seguem os protocolos do Ministério da Saúde (MS) para indução do parto, com foco na maturação do colo uterino.


“Fazendo valer o título do prêmio Dr. Pinotti, como Hospital Amigo da Mulher, nós instituímos esse protocolo de indução. Nosso objetivo é acomodar as pacientes mais próximas do Centro Obstétrico, num ambiente mais confortável e privativo que confere uma assistência mais adequada às gestantes. O projeto foi elaborado por todos da equipe multiprofissional e visa garantir uma melhor humanização do trabalho de parto”, destaca o diretor geral, Fábio Magrini.


A maternidade realiza em média 500 partos por mês e cerca de 60% são normais. Por conta de todo trabalho desenvolvido é referência estadual no Atendimento Especializado da Tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em UTI Neonatal. O Banco de Leite Humano, referência para o Estado e para a Rede Global dos Bancos de Leite Humano (rBLH), garante apoio e assistência às mães no processo de amamentação. O hospital atende todo o Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina.

Comments


Post: Blog2 Post

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  • facebook em foco
  • instagram em foco
  • email em foco

Email: emfocosc@hotmail.com
noticiamais@hotmail.com

Joinville - Santa Catarina - Brasil

© Copyright 2025 Em Foco - Portal de Notícia e Entretenimento

bottom of page