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Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

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    Redação - Em Foco
  • 19 de jul. de 2024
  • 5 min de leitura

A intenção de gasto dos consumidores para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%,

alcançando 231 reais, o valor mais alto já registrado na série histórica. Ao considerar a

inflação acumulada, o aumento real foi de 13,4%. Parte desse aumento pode ser explicado

pelos resultados positivos registrados na economia catarinense. O mercado de trabalho está

aquecido, com um saldo positivo de 84,5 mil vagas de emprego criadas até maio deste ano.

Além disso, a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, também divulgada pela

Fecomércio SC, revelou que as famílias catarinenses estão satisfeitas com o emprego atual e

com a renda, fatores que se refletem na maior intenção de gastos.


Há uma diferença de R$ 40 na intenção de gastos entre homens e mulheres. Em

média, os filhos planejam gastar 257 reais, enquanto as filhas pretendem gastar 216 reais.

Entre as cidades pesquisadas, as intenções de gastos mais elevadas foram registradas

em Chapecó, com R$ 298, seguida por Itajaí, com R$ 239, e Florianópolis, com R$ 236. Em

contraste, as intenções de gastos mais baixas, todas abaixo da média catarinense, foram

observadas em Blumenau, com R$ 222, Criciúma, com R$ 221, Lages, com R$ 208, e Joinville,

com R$ 194.


Para 48,7% dos entrevistados, a situação financeira está melhor em comparação

com o Dia dos Pais do ano passado. A percepção de melhora cresceu 2,6 pontos percentuais

no período. Ao mesmo tempo, a percepção de piora financeira diminuiu 2,4 p.p,

representando agora 12% dos entrevistados. Por outro lado, 39% consideram que a situação

financeira permaneceu a mesma, uma queda de 0,4 p.p no período.


Os entrevistados também foram questionados sobre quando pretendem realizar

suas compras. A maioria (55,7%) planeja fazer as compras na semana da data. Aqueles que

pretendem antecipar as compras (mais de um mês antes, mais de duas semanas antes, e até

duas semanas antes) representam 22,9% dos entrevistados. Enquanto isso, 14,8% planejam

fazer as compras na véspera; 5,7% no próprio dia e 0,4% após a data.


Os dados revelam mudanças sutis nas fontes de pagamento das compras para o Dia

dos Pais de 2023 para 2024. A maioria dos consumidores, 59,9%, planeja usar parte de sua

renda mensal, um aumento de 0,1 p.p. O uso de crédito subiu para 25,8%, com um

crescimento de 0,8 p.p. Em contrapartida, a utilização de reservas anteriores diminuiu para

11,8%, uma queda de 0,4 ponto percentual. A porcentagem de entrevistados que não

souberam ou não responderam aumentou para 2,1%, crescendo 0,3 ponto percentual,

enquanto o uso de outros recursos caiu para 0,4%, uma redução de 0,7 ponto percentual.


No que diz respeito à forma de pagamento, a preferência pelo pagamento à vista

continua predominando, sendo a escolha de 83,5% dos consumidores. Esta opção teve um

aumento de 3,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em contrapartida, o

pagamento parcelado caiu 3,7 pontos percentuais, sendo escolhido agora por apenas 15,5%

dos consumidores.


Modalidades de pagamento


Em 2024, a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores para a compra de

presentes do Dia dos Pais é o pagamento à vista no cartão de débito, escolhido por 27,4%,

representando um aumento de 5,8 pontos percentuais em relação a 2023. Em seguida, 22,4%

dos consumidores optaram por pagar à vista em dinheiro, embora essa preferência tenha

caído 11,8 pontos percentuais. O pagamento à vista via PIX experimentou um aumento

significativo, passando de 9,3% para 20,6%, um crescimento de 11,3 pontos percentuais. O

pagamento parcelado no cartão de crédito foi a escolha de 14,1%, uma redução de 2,2

pontos percentuais, enquanto 13,1% preferiram pagar à vista no cartão de crédito, uma

diminuição de 1,3 pontos percentuais. Apenas 1,4% optaram pelo parcelamento no

crediário, uma queda de 1,5 pontos percentuais.


Meios de divulgação e ação do comércio para escolha do estabelecimento


Em 2024, os principais meios de divulgação e atração que mais influenciam os

consumidores na escolha de estabelecimentos para compras são as vitrines ou exposições de

produtos (27%), apesar de uma queda de 7,6 p.p. no período. Redes sociais seguem em

segundo lugar, influenciando 21,0% dos consumidores, o que representa uma leve redução

de 1,2 p.p. em comparação a 2023. A recomendação de amigos ou família cresceu

ligeiramente, alcançando 17,7%, um aumento de 0,9 p.p. Surpreendentemente, 11,9% dos

consumidores afirmam não serem influenciados por nenhum meio específico, um aumento

considerável de 8,9 p.p. em relação ao ano anterior.


As ações do comércio mais valorizadas pelos consumidores neste ano são o preço

(27,9%), a qualidade do produto (23%), as promoções (18,9%) e o atendimento (16,6%).

Embora seja indicada como o principal atributo, a importância dada ao preço caiu 4,5

p.p. no período, assim como ao preço (5,3 p.p.), enquanto à qualidade do produto cresceu

0,9 p.p. A importância dada às promoções caiu 3,8 p.p. Outra ação do comércio muito

importante os consumidores é a qualidade do atendimento, que cresceu 3,7 p.p. Outros

aspectos relevantes são a variedade de marcas, a experiência anterior com o atendimento e a

facilidade no pagamento.


Pesquisa de preço e local de compra


A relevância do preço como um fator importante para os consumidores de Santa

Catarina é evidenciada pelo fato de que 82,2% dos entrevistados planejam conduzir alguma

forma de pesquisa de preço para a compra de presentes. No entanto, houve uma queda de

3,8 p.p. entre aqueles que realizarão essa pesquisa, enquanto houve um aumento de 3,8 p.p.

entre aqueles que optarão por não fazê-la.


Entre os que realizarão pesquisa de preço, a forma predominante será visitar lojas

físicas. A pesquisa de preço pela internet é a escolha de 31,3% dos entrevistados, refletindo

uma queda de 4,8 p.p. durante o período. As pesquisas por telefone (1,1%) e por encartes

(0,3%) têm menor representatividade entre os tipos de pesquisa de preço.


Mesmo com o avanço da internet como modo de compra, a opção presencial

predomina entre os consumidores catarinenses (77,7%). Todavia, houve recuo de 5,6 p.p.

em relação à mesma data no ano passado. Enquanto isso, as compras pela internet cresceram

4,7 p.p., sendo a opção para 20,5% dos consumidores.


Dentre os principais locais presenciais para a realização das compras, o comércio de

rua (57%) mantém sendo o principal destino dos consumidores. Mas a escolha por esse local

caiu 2,7 p.p. As lojas de shopping continuam em segundo lugar (18,7%), mas também com

queda de 2,7 p.p. sobre o resultado do ano anterior. Na sequência, aparecem as categorias

‘revendedores’, com 1,7% e camelô (0,6%).


Tipos de presentes


A maior parte dos consumidores presenteará com itens de vestuário (46,6%);

perfumes/cosméticos (19,3%) e calçados (18,4%). Outros presentes são: relógios, bebidas,

ferramentas e churrasqueiras.


Em relação ao Dia dos Pais do ano passado, a opção por itens de vestuário caiu 4,6

pontos percentuais, enquanto presentes relacionados aos itens de perfumaria e cosméticos

cresceram 3 p.p. Os artigos eletroeletrônicos também se destacaram neste ano, com

crescimento de 1,9 p.p. na preferência dos consumidores.


Além de movimentar o comércio, o Dia dos Pais também traz impactos para o setor

de serviços. Neste ano, 13,6% dos filhos pretendem levar seu pai para almoçar ou jantar em

algum restaurante e 1,5% pretende viajar. O percentual de 3% dos entrevistados que ainda

não sabem o que farão na data destaca uma oportunidade para o setor de serviços. Esse

pode atrair esses consumidores através das estratégias mencionadas neste relatório, como o

uso das redes sociais, a oferta de um atendimento de qualidade e descontos nos preços.


Fonte: Fecomércio-SC

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