Inadimplência recua 1,8%, segunda queda mensal consecutiva
- Redação - Em Foco
- 19 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

O número de registros de inadimplentes caiu 1,8% em maio na comparação mensal dos dados dessazonalizados da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. Apesar desta ser a segunda queda mensal consecutiva, o indicador ainda aponta elevação de 1,4% no trimestre móvel encerrado em maio contra o trimestre imediatamente anterior, finalizado em fevereiro, também na série livre dos efeitos sazonais.
Já na série de dados originais o número de registros segue perdendo ritmo, a alta de 8,0% em maio na comparação interanual sucedeu uma alta de 8,2% em abril na mesma base de comparação. O resultado acumulado no ano desacelerou de 15,6% para 14,0% e a mesma tendência foi observada na curva de longo prazo do indicador, medida pela variação acumulada em 12 meses, na qual o crescimento passou de 20,9% em abril para 20,3% na aferição atual.
Já o Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista recuou 0,5% na comparação mensal, somando a segunda queda mensal consecutiva, mas também encerrou o trimestre móvel em alta, neste caso, de 0,7%, de acordo com dados dessazonalizados. Em relação ao mês de maio do ano passado houve um aumento de 12,2% e o indicador se manteve numa curva de crescimento acelerado no acumulado em 12 meses, que passou de 17,1% para 18,0% entre abril e maio. No ano, porém, o crescimento desacelerou nesse período, de 17,0% para 16,1%.
Comments