Em vinda à Santa Catarina, jornalista, educador, escritor e mestre em Inteligência Artificial e Ética, Alexandre Sayad, falará sobre o tema
Temida por uns, amada por outros. A inteligência artificial tem sido usada para executar tarefas de maneiras mais eficientes. Na educação, muito tem contribuído para aprimorar plataformas de ensino, de maneira bem otimista, na visão do jornalista, educador, escritor e mestre em Inteligência Artificial e Ética, Alexandre Sayad.
Segundo o especialista, a IA possui impactos éticos que podem refletir na construção de uma educação inovadora. Ele cita cinco dicas de como utilizá-la por educadores:
1 - Explicar e desmistificar o que é a IA e como ela funciona: assim será possível despertar a consciência e conhecer os aspectos embutidos nela;
2 – Criar exercícios de uso com os alunos: para poderem desenvolver os melhores prompts e conhecer as limitações;
3 – Entender como a IA se cruza com outras linguagens: para utilizá-la nas mais diversas matérias em sala de aula;
4 – Compreender como é possível restringir ou ampliar a pesquisa digital: com isso, aproveitar ao máximo os benefícios da IA;
5 – Saber como detectar fake news: sejam elas em texto, imagem ou vídeo, para não cair em armadinhas.
Especialista estará em Santa Catarina
Saber mais dicas como essas, se aprofundar no assunto e ter acesso ao especialista, será possível na sexta-feira, dia 2 de agosto. Ele fará uma palestra às 19h45, em Joinville, no Simpósio Coree de Educação Inovadora 2024, sob o tema "A ética na inteligência artificial".
Em seguida, o professor, Odilon Moura, gerente do HUB de Inovação Aberta da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), responsável pelo desenvolvimento do programa de aceleração de StartUps e das iniciativas spin-off Edtech e Health Tech to Sesi, irá tratar das ferramentas que a IA possui a favor da prática pedagógica.
Além de Sayad e Moura, outros profissionais de grande relevância, no cenário brasileiro, estarão reunidos, em Joinville, de 2 a 4 de agosto, para debater os rumos da educação, em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes e rápidas mudanças socioculturais. A abertura do encontro, às 18h45, terá como tema “A escola e o mindset do cidadão do futuro”.