Doutora em História lança livro: “A História do Ministério da Cultura no Brasil”, no Instituto Internacional Juarez Machado
- Redação - Em Foco
- 18 de out. de 2024
- 1 min de leitura

No dia 26 de outubro, às 10 horas, será realizado o lançamento do livro: “A História do Ministério da Cultura no Brasil”. O evento será no Instituto Internacional Juarez Machado, e contará com sessão de autógrafos.
A obra, de Giane Maria de Souza, doutora em História pela UFSC, conta a história dessa importante instituição. Fundamentado em uma densa pesquisa historiográfica e arquivística, o livro é uma revisão da tese da autora defendida em 2021. A autora apresenta a década de 1930 como recorte temporal para a instituição do Ministério da Cultura e destaca a defesa e o protagonismo de Gustavo Capanema para a criação de um Ministério e Conselho Nacional de Cultura, além das disputas geradas em torno dessas propostas.
Dos anos 30 e 40, a pesquisa adentra nos anos 60, 70 e 80, período da ditadura militar no Brasil, para analisar a atuação do Conselho Federal de Cultura e do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura para compreender como a ideia de um Ministério exclusivo para a Cultura permeia as disputas políticas dentro e fora da órbita do Estado brasileiro. “Enfim, o livro debate os desafios da institucionalização das políticas públicas no Brasil, e como, determinadas políticas são frágeis perante determinados governos e contextos históricos”, afirma a escritora.

Comments