top of page

Dia Mundial do Rádio reforça a importância da ferramenta no meio da comunicação

  • Foto do escritor: Redação - Em Foco
    Redação - Em Foco
  • 13 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura



O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de Fevereiro. A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.


Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.


A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.


Rádio no Celular


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou dados atualizados sobre os aparelhos celulares habilitados para receber sinal de rádio FM. Segundo as fabricantes, atualmente existem, no Brasil, 189 modelos com a função habilitada, o que corresponde a cerca de 72% dos 264 aparelhos homologados desde 16 de novembro de 2011.


A garantia do acesso ao serviço de rádio FM nos celulares é uma bandeira antiga defendida pela ABERT e uma das vitórias da Associação quando, em 2021, a Anatel publicou o Ato nº 10.003/2021, que regulamenta a ativação do chip FM nos aparelhos celulares fabricados e comercializados no Brasil.


A medida beneficia toda a população brasileira ao permitir que o ouvinte tenha acesso aos sinais da estação favorita de rádio nos celulares, gratuitamente, sem precisar usar o pacote de dados de internet.


Uma pesquisa da empresa de dados canadense MARU/Matchbox e da Nielsen mostra que o rádio tem uma vantagem de 38% sobre a TV ao atingir o público-alvo de adultos de 18 a 49 anos das universidades online. Para cinco escolas entrevistadas, adicionar o rádio ao marketing aumenta o alcance desse público em 100% ou mais.


De acordo com a pesquisa, 45% dos participantes dizem que estão considerando, desejam ou planejam seguir uma educação online. Desses, 23% estão definitivamente dispostos a considerar ou planejam iniciar essa modalidade de educação no próximo ano, e 22% dizem que podem considerá-la.


Ao citar dados do relatório de audiência total do segundo trimestre de 2022 da Nielsen, o blog mostra que para adultos de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM tem o maior alcance semanal em comparação com todos os outros tipos de mídia.


“As universidades online podem aumentar o alcance de alunos em potencial com maior uso de podcasts e rádio AM/FM e redução de gastos com TV”, afirma Leiter. Ainda segundo a pesquisa, entre 40% e 50% dos alunos em potencial dizem que ouvem com frequência ou ocasionalmente rock, músicas antigas/sucessos clássicos, contemporâneo adulto e rock clássico, e quase 25% ouvem gêneros de podcast como comédia, entretenimento/cultura, notícias/eventos atuais e crimes reais.


A pesquisa da MARU/Matchbox sugere um plano otimizado que aloca 45% do orçamento de anúncios para áudio, 33% para AM/FM e 12% para podcasts.


Origem do Dia Mundial do Rádio


O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.


A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

 
 
 

Commentaires


Post: Blog2 Post

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  • facebook em foco
  • instagram em foco
  • email em foco

Email: emfocosc@hotmail.com
noticiamais@hotmail.com

Joinville - Santa Catarina - Brasil

© Copyright 2025 Em Foco - Portal de Notícia e Entretenimento

bottom of page