top of page

Centro de Atendimento a dengue em Jaraguá do Sul já fez mais de 2.200 atendimentos

Foto do escritor: Redação - Em Foco Redação - Em Foco

O Centro de Atendimento Dengue vai completar 40 dias de funcionamento desde sua reativação em 20 de dezembro de 2024. De lá para cá, foram feitos 2.224 atendimentos; 4.295 procedimentos; 322 hidratações e 26 transferências para o hospital.


A procura vem aumentando gradativamente, o que já era esperado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta semana, por exemplo, a média está sendo de 90 atendimentos por dia. Na primeira semana de reativação do serviço não passaram de 15 atendimentos/dia. Caso seja necessário, estão disponíveis 20 cadeiras para hidratação intravenosa. Em torno de 30 pessoas atendem no local, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, recepção e pessoal de laboratório.


A procura aumentou mas, ainda é uma demanda relativamente tranquila para atendimento. O fluxo está sendo rápido desde a entrada no centro, triagem e encaminhamento para hidratação, quando necessário. Os pacientes não estão esperando muito tempo em fila”, informa a diretora de Atenção Primária à Saúde, Milena Machado.



O cenário foi bem diferente entre abril e maio de 2024. Naquela época – pico dos casos de dengue – em 40 dias de funcionamento, o Centro Dengue já tinha feito mais de 26 mil atendimentos.


“Importante que as pessoas redobrem os cuidados e as medidas de prevenção contra a dengue. Precisamos trabalhar juntos para não voltarmos a um cenário igual ao de 2024”, alerta o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.


Como é feito o atendimento no Centro Dengue


Chegando ao local a pessoa pega uma senha e aguarda ser chamada na recepção. Após isso, vai para o espaço de triagem, onde espera o primeiro atendimento. Na triagem, ocorre a verificação dos sinais vitais e preenchimento do prontuário inicial do paciente pelo profissional de enfermagem. Na sequência o paciente é encaminhado para atendimento médico, se necessário. Após passar pelo médico, caso seja necessário, o paciente vai para hidratação ou é encaminhado ao hospital em situações mais graves.


O Centro de Atendimento Dengue é exclusivo para pacientes com sintomas que podem indicar a doença, como: febre alta (39°C ou mais) de início súbito; dor de cabeça intensa; dor atrás dos olhos; dores musculares e nas articulações; náuseas e vômitos; manchas vermelhas pelo corpo; cansaço extremo. Pacientes com sintomas respiratórios: tosse, coriza, dor de garganta devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Post: Blog2 Post

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  • facebook em foco
  • instagram em foco
  • WhatsApp em foco
  • email em foco
  • telefone em foco

Anuncie: (47) 98465-4825 / 98462-0661
Email: emfocosc@hotmail.com
noticiamais@hotmail.com

Joinville - Santa Catarina - Brasil

© Copyright 2025 Em Foco - Portal de Notícia e Entretenimento

bottom of page