Na manhã desta quarta-feira, 31, em conjunto com a solenidade de passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), ocorreu a solenidade de entrega do Espadim Dom Pedro II aos 16 cadetes que estão em formação no Centro de Ensino Bombeiro Militar.
O Espadim é a arma icônica, símbolo do cadete bombeiro militar, que acompanhará cada um deles até o término do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A cerimônia é um marco, porque simboliza a jornada até o oficialato e marca uma etapa já percorrida com a primeira conquista, já que o cadete é um aprendiz dos oficiais, que está sendo forjado para o Comando.
Na lâmina do espadim está escrito em latim: “alienam vitam et bona salvare”, ou seja, “vidas alheias e riquezas salvar”, que é o lema dos bombeiros militares.
O Espadim seguirá com os cadetes até o fim da jornada na academia de bombeiros militar, quando, na conclusão do curso, após mais de 2 anos de formação, devolverão os espadins e os trocarão pelas espadas, que são o símbolo do oficial militar.
Sobre o Espadim
Originário da época do Czar Alexander III, que ao comandar o Exército Russo solicitou que o armeiro forjasse pequenas espadas de aço, pois iria distribuí-las aos príncipes do império, para que as portassem até estarem aptos a exercerem funções de comando.
Em todos os estados brasileiros os cadetes bombeiros militares recebem o espadim Dom Pedro II, que é o patrono dos bombeiros no Brasil, já que o imperador criou em 1856 a primeira corporação de bombeiros brasileira, denominada Corpo Provisório de Bombeiros da Corte.
Cadetes iniciam a segunda etapa da formação
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é dividido em quatro etapas, em que cada semestre é designado de acordo com o número.A partir de agora os cadetes entram no segundo CFO, iniciado no dia 8 de janeiro deste ano. Esta etapa foi marcada pela palestra do atual secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Ex-Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva. Foi ministrada a aula com tema “Aspectos de Liderança com base em análise da Operação Brumadinho”.
No primeiro CFO, realizado até dezembro do ano passado, os cadetes concluíram as disciplinas teóricas referentes à história da corporação; direito administrativo e constitucional, além dos principais módulos operacionais da atividade bombeiro militar: atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio estrutural. Somados a isso, foram realizadas práticas de educação física militar e instruções de ordem unida.
Neste período os cadetes também auxiliaram em eventos da corporação, como a Corrida do Fogo, solenidade de 97 anos do CBMSC e a competição Semper Vigiles. Além disso, participaram do desfile de 7 de setembro e atuaram na guarda fúnebre do ex-governador Colombo Salles.