47% dos brasileiros querem Bolsonaro inelegível
- Redação - Em Foco
- 22 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Nova pesquisa da Quaest revelou que 47% dos brasileiros são favoráveis à condenação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. O julgamento está sendo realizado desde a manhã desta quinta-feira (22), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O levantamento entrevistou presencialmente 2.029 pessoas com 16 anos ou mais de 15 a 18 de junho, em 120 municípios. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cerca de 43% disseram não apoiar a condenação do ex-mandatário. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder. “O julgamento do TSE remete à divisão que marcou a eleição de 2022, mas com uma leve vantagem a favor da condenação de Bolsonaro”, disse Felipe Nunes, diretor da Quaest, sobre o levantamento.
No julgamento desta quinta, será analisado se a reunião promovida por ele com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho, configura abuso de poder político. Na ocasião, o ex-capitão realizou acusações contra o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar quaisquer provas.
Outros gráficos, que exibem análises com relação aos que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno e concordam com a julgamento do ex-mandatário, por exemplo, também foram disponibilizados pela Quaest.
Comments