Última semana de 2022 será com frente fria, ZCAS e temporais
- 25 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

As instabilidades persistem sobre grande parte do país nesta semana. Últimos dias de 2022, com frente fria atuando na Região Sul, provocando o aumento da chuva pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da circulação dos ventos, formando nuvens carregadas desde o Norte, até o Sudeste e espalhando a chuva pelo interior da Região Nordeste.
Neste começo de semana, chuva se espalhando com forte intensidade, devido à passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul, nas áreas de serra do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e estado do Paraná. O risco de temporais aumenta em Florianópolis, Joinville e no Vale do Itajaí. O sistema avança em direção ao Sudeste na terça-feira (27), reforçando as instabilidades em SP, sul de Minas e no Rio De Janeiro.
Na quarta-feira (28), a circulação dos ventos da origem a outra frente fria que vai avanças no decorrer da quinta-feira pela costa do Sudeste e formar o corredor de umidade que dará origem a uma nova ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, a partir da quinta-feira (29).
Desta vez, o sistema vai provocar o aumento da chuva no sul de Mato Grosso e Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do centro-sul e oeste de Minas Gerais.
Atenção! Com a persistência da chuva nestas áreas, o risco para transtornos aumenta. Lembrando que a última semana foi marcada por muita chuva em várias áreas do país, o que já deixou o solo saturado. Os acumulados altos aumentam o risco para deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes de rios e córregos.
O sul de Minas Gerais, região de Varginha, extrema, a Serra Fluminense e as cidades do nordeste de São Paulo, também deverão ter chuva persistente, pelo menos até o fim de semana de ano novo. Com a posição da ZCAS mais ao sul da posição média normal, o norte de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo voltam ter bons períodos de sol e a chuva diminui.
Comentarios